sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Projeto - Trânsito


PROFESSORA: Geni Roque Candado
TEMA: CIDADÃO CONSCIÊNTE – TRÂNSITO

Disciplina: Trabalhando a Interdisciplinaridade

Objetivos:
Ø Respeitar as placas;
Ø Saber usar cinto de segurança;
Ø Saber que não poder andar na andar na contramão;
Ø Ultrapassar em lugar proibido;
Ø Aprender andar no limite de velocidade;

Período da realização: 03 aulas

Público Alvo: Educação Infantil

Atores e Papeis: Alunos

Metodologia:
Trazer para sala, algumas figuras retiradas da internet, ressaltando os cuidados que a criança deve ter no trânsito e associar com sua vida cotidiana, passeio em volta da unidade escolar, confecções de cartazes, simulação de via pública no pátio da escola, levar os alunos no laboratório de informática, pesquisar na internet, notícias sobre os acidentes de trânsito e fazer debates.

Mídias a serem utilizadas:
Ø Câmera Digital;
Ø DVD;
Ø Projetor Multimídia;
Ø CD;
Ø Computador;
Ø Internet.


Figura divertida sobre o trânsito está disponível neste sítio.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma contínua, com atividades divertidas de modo que se possa chamar atenção das crianças para que o desenvolvimento seja satisfatório.            

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Tecnologia na Educação

Como profissional da educação a preocupação com o aprendizado é muito grande, pois em sala de aula constantemente lidamos com alunos que tem dificuldade de reter informações e por isso é comum os bloqueios de aprendizagens. E o(a) professor(a) na sua maneira de transmitir essas informações acaba se frustrando com receio de não estar atingindo seus objetivos. Mas com as expectativas sobre as tecnologias no aprendizado os educadores devem aproveitar o máximo possível o crescimento tecnológico e obter essas informações para inovar toda uma prática cultural e cotidiana e buscar novos meios de tecnológicas com a mídia. Ex: Literária, gráfica, laboratório de informática etc. Essa inovação cultural e a diferença na maneira de ensinar aos alunos é um desafio para nós educadores, pois mudar uma cultura de década tanto para o aluno como para o professor não é tarefa fácil.