PROFESSORA GENI


Projeto-  Histórias em Quadrinhos
 
   WebQuest

 Aprendendo ser Leitor Com as Mídias- Histórias em Quadrinhos
Geni Roque Sobrinho Candado  
Introdução:
Há muito tempo estudiosos procuram saber a origem dos textos escritos em quadrinhos. Alguns especialistas insistem em afirmar que os primeiros exemplos conhecidos de histórias em quadrinhos foram feitos por homens pré-históricos. Mas nas histórias em quadrinhos de hoje, devemos considerar um elemento importante: um meio de comunicação de massa como veículo transmissor de conhecimentos. Afinal, nos dias atuais, os textos em quadrinhos também servem como transmissores de diversas mensagens, como por exemplo, pode ser estimulo para a leitura dos mais variáveis textos. Com o desenvolvimento da mídia e a facilidade dos nossos alunos podemos incentivar eles a utilizar a tecnologia para meio de pesquisa, leitura de textos em quadrinhos.
A tarefa:
Utilizamos a Sala de Tecnologia para que as crianças conheçam a maneira correta de elaborar um gibi para estimulo da leitura bem como a escrita.
O processo
Apresentar a sala de tecnologia educacional enfatizando a maneira ideal de utilizar este espaço explicando aos alunos como funciona e quais os cuidados que o computador necessita para um bom funcionamento. Com a utilização da STE, foram realizadas rodas de conversas eexplicar a eles queirão assistir histórias no computador para poder fazer assimilação com a história de  vida da professora Lóide Bonfim de Andrade e da escola, foi feita a linha do tempo na história da escola, leitura de gibis pelo o computador, elaboração de um gibizão com os desenhos dos alunos para o acervo da biblioteca da escola. Todas as atividades foram fotografadas e serão apresentadas em 2 vídeos para a comunidade escolar ao final do na .letivo.
Os recursos
Mídias Envolvidas: Computador, DVD, Câmera Digital e Data Show. Os recursos laboratório de informática da escola por exemplo: Softwares educativos com clássicos infantis. E também a “Turma da Mônica, Gibis etc, todos esses recursos contribuem no processo ensino aprendizagem e a possibilidade de integrar diversas linguagens (texto, imagem, som ,entre outros), ao mesmo tempo exercendo assim uma forte motivação e interação com os alunos.
Avaliação
Participação das atividades, interação com os demais da sala ou grupo. Propor ideias ou informações relevante para o andamento do trabalho, como foi a criatividade e o resultado de sua atividade
   Conclusão

O projeto está sendo bem aceito e apreciado pelos alunos, os objetivos propostos estão sendo alcançados.

Webquest elaborada pela a professora Geni Roque Sobrinho