quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto Históra em Quadrinhos

A HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL LÓIDE BONFIM DE ANDRADE


1. Identificação


Professora
 GENI ROQUE SOBRINHO CANDADO
Nome da Escola:      E.M LÓIDE BONFIM  DE ANDRADE                     Local (DOURADOS/MS)          
Série:      3° ANO B VESPERTINO                                                              Número de alunos: 27 
Professores envolvidos: 02

           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema


História da Escola Municipal Lóide Bonfim de Andrade em Quadrinhos



3. Justificativa


Há muito tempo estudiosos procuram saber a origem dos textos escritos em quadrinhos. Alguns especialistas insistem em afirmar que os primeiros exemplos conhecidos de histórias em quadrinhos foram feitos por homens pré-históricos.
Nas paredes das cavernas, pintaram cenas de caça que podem ser vistas em seqüência, num esquema narrativo baseado exclusivamente em imagens e muito anterior à invenção da escrita. Pinturas rupestres como estas são encontradas, por exemplo, em Altamira (Espanha) e Lascaux (França).
A narrativa através de uma sequência de imagens surgiria novamente inúmeras vezes, em épocas e lugares variados. Papiros egípcios relatando grandes feitos dos faraós, gravuras e tapeçarias medievais contando histórias cristãs, séries de pinturas a óleo retratando episódios bélicos da Espanha oitocentista, os exemplos são muitos.
Mas nas histórias em quadrinhos de hoje, devemos considerar um elemento importante: um meio de comunicação de massa como veículo transmissor de conhecimentos. Afinal, nos dias atuais, os textos em quadrinhos também servem como transmissores de diversas mensagens, como por exemplo, uma informação à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros.
Entre todas essas tarefas que presta a história em quadrinho à sociedade, pensamos que a maior utilidade atualmente, é feita pela escola na tarefa de leitura e conhecimento com seus alunos. Pois a história em quadrinhos configura-se por muitos aspectos lúdicos, como as cores, os desenhos, as histórias engraçadas, etc., que prendem a atenção da criança e fazem fantasiar e até mesmo sonhar.
Porém, mesmo que esse fato seja suficiente para que a criança se interesse em criar sentidos para uma história em quadrinhos, é necessário que a escolha desse gênero discursivo esteja relacionada a um projeto pedagógico da escola.
E como nosso projeto, busca relembrar a história da escola, Lóide Bonfim Andrade,  que completa 20 anos de fundação, escolhemos  as histórias em quadrinhos para trabalharmos com alunos dos 3º ano B em diversas áreas do conhecimento. Por serem textos agradáveis à criança, acreditamos que podemos fazer uma pesquisa de fatos históricos ligados à criação e origem da escola e ao mesmo tempo, trabalhar com o lúdico, o prazer e o gosto pela leitura.


4. Objetivo (s)


Ø  - Estimular a leitura e escrita de textos em quadrinhos através do gibi.
Ø  - Criar nova história a partir de outra estudada anteriormente, respeitando regras e normas do texto.
Ø  - Reconhecer características do gênero “Histórias Em Quadrinhos”, bem como personagens, espaço e construção.
Ø  - Proporcionar momentos agradáveis ao aluno na interação com os colegas.
Ø  - Trabalhar o lúdico, o desenho e a pintura na confecção do gibi.



5. Conteúdos


Língua Portuguesa
- Leituras narrativas e interpretativas;
- Produção de texto;
- Ortografia;
- Escrita de textos assimilando a história.
- Criação do gibi com a história da professora Lóide Bonfim e a história da Escola Municipal Lóide Bonfim de Andrade.
História
- Conhecer a história da escola;
- Conhecer a história da professora homenageada dando o nome para a escola.
Artes
- Desenhos sobre a história da escola;
- Pintura do espaço físico da escola;
- Desenhos sobre a história da Lóide Bonfim Andrade.
Geografia
- Conhecer o espaço geográfico da Escola Municipal Lóide Bonfim de Andrade.
- Situar a Escola Municipal Lóide Bonfim de Andrade dentro do espaço geográfico do bairro Jardim Água Boa.
- Situar a sala de aula dentro do espaço geográfico da escola e situar-se dentro da sala de aula.
Ciências
Ø  - Criação de um gibi através do Programa Haguáquê, na sala de tecnologia da escola, sobre as fases da vida da criança.





6. Disciplinas envolvidas


O projeto contemplará as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Artes e Geografia e Ciências.


7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma


O trabalho será feito em sala de aula, com os alunos reunidos em pequenos grupos.  E também será utilizada para pesquisa a biblioteca para as leituras dos textos em quadrinhos e a STE para a criação do gibi.
Agosto
Setembro
Outubro
Ø  1° Preparação para o projeto;
Ø   2° Levantamento dos dados;
Ø  3° Aplicando a atividades;
Ø  4° Elaborando as histórias;
Ø  5° Montando o gibi;
Ø  6° Apresentação do projeto.











8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)


  • Livros informativos;                          
  • Lápis preto;
  • Borracha;
  • Papel cartão;
  • Papel sulfite;
  • STE;
  • Internet;
  • Máquina digital.


9. Avaliação e Resultados esperados


Os alunos serão avaliados através de confecções dos gibis e participação e interação durante o desenvolvimento das atividades.

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