A HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL LÓIDE BONFIM DE ANDRADE
1. Identificação
Professora | GENI ROQUE SOBRINHO CANDADO |
Nome da Escola: E.M LÓIDE BONFIM DE ANDRADE Local (DOURADOS/MS) | |
Série: 3° ANO B VESPERTINO Número de alunos: 27 | |
Professores envolvidos: 02 |
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
História da Escola Municipal Lóide Bonfim de Andrade em Quadrinhos |
3. Justificativa
Há muito tempo estudiosos procuram saber a origem dos textos escritos em quadrinhos. Alguns especialistas insistem em afirmar que os primeiros exemplos conhecidos de histórias em quadrinhos foram feitos por homens pré-históricos. Nas paredes das cavernas, pintaram cenas de caça que podem ser vistas em seqüência, num esquema narrativo baseado exclusivamente em imagens e muito anterior à invenção da escrita. Pinturas rupestres como estas são encontradas, por exemplo, em Altamira (Espanha) e Lascaux (França). A narrativa através de uma sequência de imagens surgiria novamente inúmeras vezes, em épocas e lugares variados. Papiros egípcios relatando grandes feitos dos faraós, gravuras e tapeçarias medievais contando histórias cristãs, séries de pinturas a óleo retratando episódios bélicos da Espanha oitocentista, os exemplos são muitos. Mas nas histórias em quadrinhos de hoje, devemos considerar um elemento importante: um meio de comunicação de massa como veículo transmissor de conhecimentos. Afinal, nos dias atuais, os textos em quadrinhos também servem como transmissores de diversas mensagens, como por exemplo, uma informação à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros. Entre todas essas tarefas que presta a história em quadrinho à sociedade, pensamos que a maior utilidade atualmente, é feita pela escola na tarefa de leitura e conhecimento com seus alunos. Pois a história em quadrinhos configura-se por muitos aspectos lúdicos, como as cores, os desenhos, as histórias engraçadas, etc., que prendem a atenção da criança e fazem fantasiar e até mesmo sonhar. Porém, mesmo que esse fato seja suficiente para que a criança se interesse em criar sentidos para uma história em quadrinhos, é necessário que a escolha desse gênero discursivo esteja relacionada a um projeto pedagógico da escola. E como nosso projeto, busca relembrar a história da escola, Lóide Bonfim Andrade, que completa 20 anos de fundação, escolhemos as histórias em quadrinhos para trabalharmos com alunos dos 3º ano B em diversas áreas do conhecimento. Por serem textos agradáveis à criança, acreditamos que podemos fazer uma pesquisa de fatos históricos ligados à criação e origem da escola e ao mesmo tempo, trabalhar com o lúdico, o prazer e o gosto pela leitura. |
4. Objetivo (s)
Ø - Estimular a leitura e escrita de textos em quadrinhos através do gibi. Ø - Criar nova história a partir de outra estudada anteriormente, respeitando regras e normas do texto. Ø - Reconhecer características do gênero “Histórias Em Quadrinhos”, bem como personagens, espaço e construção. Ø - Proporcionar momentos agradáveis ao aluno na interação com os colegas. Ø - Trabalhar o lúdico, o desenho e a pintura na confecção do gibi. |
5. Conteúdos
Língua Portuguesa - Leituras narrativas e interpretativas; - Produção de texto; - Ortografia; - Escrita de textos assimilando a história. - Criação do gibi com a história da professora Lóide Bonfim e a história da Escola Municipal Lóide Bonfim de Andrade. História - Conhecer a história da escola; - Conhecer a história da professora homenageada dando o nome para a escola. Artes - Desenhos sobre a história da escola; - Pintura do espaço físico da escola; - Desenhos sobre a história da Lóide Bonfim Andrade. Geografia - Conhecer o espaço geográfico da Escola Municipal Lóide Bonfim de Andrade. - Situar a Escola Municipal Lóide Bonfim de Andrade dentro do espaço geográfico do bairro Jardim Água Boa. - Situar a sala de aula dentro do espaço geográfico da escola e situar-se dentro da sala de aula. Ciências Ø - Criação de um gibi através do Programa Haguáquê, na sala de tecnologia da escola, sobre as fases da vida da criança. |
6. Disciplinas envolvidas
O projeto contemplará as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Artes e Geografia e Ciências. |
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O trabalho será feito em sala de aula, com os alunos reunidos em pequenos grupos. E também será utilizada para pesquisa a biblioteca para as leituras dos textos em quadrinhos e a STE para a criação do gibi.
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8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
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9. Avaliação e Resultados esperados
Os alunos serão avaliados através de confecções dos gibis e participação e interação durante o desenvolvimento das atividades. |
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